segunda-feira, 23 de abril de 2012

RECURSOS NATURAIS


Recursos Naturais


Recursos Naturais
A água é um presente da natureza
Os recursos naturais são aqueles que compõem a formação dos lugares, sem a intervenção do homem, e garantem a vida na Terra - a luz do Sol e o calor, a água, o solo, o ar, os animais e as plantas.

Através do SOL recebemos luz e calor, pois esse astro está próximo da Terra e os raios emitidos podem nos alcançar. Essa luz, ao atingir a Terra, fornece calor para os seres vivos e não vivos.

A Terra gira em torno do seu próprio eixo (movimento de rotação) num período de 24 horas, fato que proporciona a existência dos dias e das noites, pois durante esse movimento, parte da superfície da Terra está direcionada para o Sol (dia) e a outra parte não recebe a luz solar (noite). 

Sem o Sol, a Terra não seria iluminada e seria muito fria, talvez nem existisse vida em nosso planeta.
ÁGUA é muito importante para a vida no planeta, pois ela ocupa a maior parte da superfície da Terra.

Mas nem toda água é doce e pronta para o consumo humano. Pelo contrário, a maior quantidade de água do planeta é salgada, vinda dos mares e oceanos.

Se fizéssemos uma representação da quantidade de água doce e salgada no planeta, ficaria assim:

Azul (Água doce) - Verde (Água salgada) 
Hoje em dia, o abastecimento da água do planeta está comprometido, em razão da poluição causada pelo homem. Todos os dias grandes quantidades de lixos, esgotos e produtos químicos são jogados nos rios e mares, poluindo as águas.
Se não criarmos consciência de que a natureza precisa ser respeitada, há o risco de não termos mais água no planeta.
AR é um recurso natural composto de diferentes gases, como o oxigênio; é essencial para a vida, pois precisamos dele para respirar, abastecendo nosso corpo das quantidades necessárias para o seu funcionamento. 

As grandes quantidades de poluição, causadas pelo homem, também tem prejudicado a qualidade do ar que respiramos. Por isso é comum vermos pessoas com problemas respiratórios.

As indústrias são bastante responsáveis pela poluição do ar, assim como as queimadas e o aumento de automóveis que circulam pelas cidades.
SOLO  é a parte da superfície terrestre em que vivemos, é o chão onde pisamos. Através do Solo podemos cultivar materiais necessários para a sobrevivência humana, como os alimentos. 

O Solo bom, em perfeito estado de conservação, abriga espécies animais, como as minhocas, os tatus, etc.

Quando o Solo é destruído, os ventos e as chuvas arrastam seus componentes para outros locais, causando a erosão ou grandes buracos. Dessa forma, o Solo fica desprotegido, desmatado, existindo pouca possibilidade de abrigar plantas maiores.
OS SERES VIVOS também são recursos da natureza.
Para se conservar os recursos naturais, devemos manter algumas atitudes de proteção a eles, como:

- não poluir os ambientes naturais, evitando jogar lixo pelas ruas, estradas, lagos, rios e mares;
- não derrubar árvores;
- fazer menor uso de automóveis, procurando andar a pé, de bicicleta ou em transportes públicos;
- não matar seres vivos, etc.
Por Jussara de Barros
Pedagoga
Equipe Escola Kids

Nenhum comentário:

Postar um comentário