segunda-feira, 23 de abril de 2012

A ÁGUA


A Água



A Água


Água: um bem precioso.
A água ocupa a maior parte do planeta: basta dar uma olhada em um globo terrestre para perceber isso.

Ela é composta por dois elementos químicos:
 o oxigênio e o hidrogênio. Para cada oxigênio, ela tem dois hidrogênios e, por esse motivo, ela é representada assim: H2O.


A água é a substância mais abundante do planeta. Ela é encontrada nos oceanos, no gelo, em rios, lagos, chuvas, no ar que respiramos, no solo e abaixo dele (nos lençóis freáticos). 
 

Além, desses locais, a água também está presente no nosso corpo e na constituição dos demais seres vivos. Ela corresponde, por exemplo, a cerca de 60% do corpo humano; e a 94% do tomate.

A água é uma substância muito importante para a vida na Terra, pois todos os seres vivos necessitam dela para viver. Sem ela, para começar, plantas e algas não sobreviveriam. Agora imagine o que seria de nós e de diversos outros seres vivos sem o oxigênio que tais organismos nos oferecem!

A água também é necessária
  para hidratação e funcionamento do nosso organismo,preparação de alimentos, limpeza do corpo, das roupas e dos locais em que vivemos, etc. Além disso, é muito utilizada na indústria, inclusive na fabricação de remédios e objetos. As usinas hidrelétricas também utilizam a água para gerar a energia elétrica, que chega às nossas casas.

Apesar de encontrada em muitos lugares, somente uma pequena parte de água está disponível para os humanos e outros seres vivos. Só para se ter uma ideia, se toda a água do mundo estivesse em uma garrafa de um litro, somente uma gota dela poderia ser utilizada para nossa hidratação, ou seja, para bebermos. Isso porque grande parte dela está em oceanos ou está congelada.
 

Além de existir uma quantidade pequena de água doce disponível, ela tem sidodesperdiçada e poluída por esgotos, pesticidas e lixo; diminuindo sua oferta para os seres humanos, animais, plantas e outros seres vivos. Alguns estudiosos já relatam em suas pesquisas e livros que a água, sem ser poluída, pode acabar, provocando grandes estragos. 

Assim, é preciso criar a consciência da importância de se cuidar bem desse bem precioso. Evitando o desperdício de água, cada pessoa estará contribuindo bastante para a conservação dela. 

Veja algumas dicas:

- Não deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes;
- Não se esquecer de fechar bem a torneira (caso não consiga, peça ajuda para alguma pessoa mais velha);
- Reaproveitar a água de aquários e de cozimento de ovos e legumes, por exemplo, para molhar as plantas do jardim.

Curiosidade: 
Dia 22 de março é o Dia Mundial da Água!

Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental
Equipe Escola Kids

4 comentários:

  1. gostei,
    Do poema da agua
    Deus que te ilumini
    bejos seu aluno:Ruan Victor

    ResponderExcluir
  2. É isso ai Ruan!
    Aproveite bastante o blog para você estudar.
    Beijos,
    Ediléia

    ResponderExcluir
  3. Professora te amo.


    beijos,

    Eduardo

    ResponderExcluir
  4. Ei,Eduardo!
    Você alegra a nossa sala,gosto muito de você!
    Quero ver você estudando bastante através do nosso blog.
    Beijos,
    Ediléia

    ResponderExcluir