segunda-feira, 23 de abril de 2012

Estações do Ano


As estações do ano são caracterizadas pela variação de radiação solar que atinge a superfície terrestre durante uma época do ano. Sendo assim, temos quatro estações diferentes: outono, inverno, primavera e verão.
O movimento de translação (deslocamento da Terra em torno do Sol), juntamente com a inclinação do eixo terrestre em 23°27’ em relação ao plano orbital, é responsável pela variação de radiação solar que atinge a superfície terrestre. Portanto, durante a translação, cada época do ano apresentará uma estação diferente.
No entanto, é importante ressaltar que essas quatro estações são bem definidas nas Zonas Climáticas Temperadas do Sul e do Norte. No Brasil, por exemplo, os estados da Região Sul são os que apresentam as características bem definidas do outono, inverno, primavera e verão.

A primavera é uma estação marcada por muitas flores
O outono é a estação do ano que sucede o verão e antecede o inverno. Esse período é marcado pelas mudanças bruscas de temperatura e da cor das folhas das árvores, que começam a amarelar. 
O inverno é a estação mais fria, registrando temperaturas negativas em alguns lugares do planeta. As noites são mais longas que os dias, pois a incidência de raios solares é menor. 
A primavera tem início com o fim do inverno e antecede o verão. Essa estação apresenta temperatura agradável e é caracterizada pelas belas paisagens formadas pelo reflorescimento da flora, com destaque para as orquídeas, violetas, hortênsias, etc.
Estação do ano onde os dias são mais longos que as noites, o verão apresenta temperaturas elevadas e alto índice pluviométrico (chuvas). Esse é o período mais propício para a realização de viagens, em especial para as cidades litorâneas.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Escola Kids

Nenhum comentário:

Postar um comentário