segunda-feira, 23 de abril de 2012

Animais Domésticos e Silvestres


Animais Domésticos e Silvestres


Animais Domésticos e Silvestres
Todo animal deve ser tratado com respeito
Os animais foram criados para viver livres e soltos na natureza, em seu habitat natural onde encontram formas de se alimentar e sobreviver sozinhos.
Esses animais que vivem na natureza sem receber a intervenção do homem em suas vidas são chamados de animais silvestres.
O homem foi amansando, domesticando alguns desses animais, tornando possível o seu convívio no nosso meio, utilizando alguns deles para seus interesses, como notrabalho, na alimentação, no transporte próprio e de coisas, e para brincar. A esses animais damos o nome de domésticos.
Os animais domésticos não têm medo da presença do homem. Pelo contrário, gostam de ter nossa companhia e de receber carinho. Se fizermos coisas que não gostam, podem assustar, avançando nas pessoas que estão por perto, pois essa é sua forma natural de defesa.

Animais Domésticos
Os animais silvestres, quando nos aproximamos, podem avançar, morder, arranhar, como forma de defesa, achando que vamos fazer algum mal a eles. Esses animais podem ser vistos nos zoológicos, sendo que os mais ferozes ficam presos em jaulas, como tigres, leões, ariranhas, gorilas, etc. e os mais mansos, como girafas e tartarugas, macacos, ficam em ambientes mais abertos. 

Animais Silvestres ou Selvagens
Hoje em dia, para se criar um animal que seja considerado silvestre, é necessário uma licença ou autorização do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Essa licença é exigida por causa do problema de maus tratos, trafico de animais e também pela extinção.
Extinção significa desaparecimento, deixar de existir, fim. É quando alguma espécie de animal corre o risco de não se reproduzir mais, em razão das pequenas quantidades existentes. Normalmente espécies animais sofrem extinção por sofreremmaus tratos causados pelo homem, como a caça, muitos são mortos por causa de suas peles ou couro, além da carne, e também pela destruição de seus territórios.
Um caso típico de extinção é do urso panda, originário da China, que passou a ser criado em zoológico, onde veterinários tiveram que criar condições para a sua reprodução. No Brasil existe um projeto que tenta salvar as tartarugas-marinhas, em extinção. O nome desse projeto é Tamar, os participantes lutam contra a caça da espécie bem como pela sua reprodução.
Por Jussara de Barros
Pedagoga
Equipe Escola Kids

Um comentário: