terça-feira, 17 de abril de 2012

Planetário

Ola, pessoa!l Achei interessante este projeto, principalmente para os nossos alunos reverem a matéria estudada.
Projeto leva astronomia aos visitantes do Parque das Mangabeiras


Gustavo Werneck - Estado de Minas
Publicação: 15/03/2010 08:09 Atualização: 15/03/2010 08:26

Crianças, jovens e adultos entraram no planetário itinerante para ouvir exposições e observar astros em projeto do grupo Gaia - (Renato Weil/EM/D.A Press)
Crianças, jovens e adultos entraram no planetário itinerante para ouvir exposições e observar astros em projeto do grupo Gaia
O fim de tarde estava nublado, meio cinzento, parecendo até que ia chover. Mas, numa conjunção especial dos astros, o tempo limpou e, por volta das 20h, o céu se tornou coalhado de estrelas. Sorte para quem foi, na noite de sábado, ao Parque das Mangabeiras, no Bairro Mangabeiras, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, participar de um projeto de observação, a olho nu e via telescópio, dos planetas Marte, Saturno e outros.

Além de ver os corpos celestes, crianças, jovens e adultos puderam visitar o planetário itinerante e ouvir explicações técnicas e curiosidades, em palestras dos professores de física e astronomia Peter Leroy e Tomás Aquino da Silveira, ambos da PUC Minas. O encontro Jornada nas Estrelas, realizado uma vez por mês, sempre no segundo sábado, é promovido pelo Grupo de Astronomia e Astrofísica (Gaia), da universidade, em parceria com a Fundação de Parques Municipais.

“Desde a Antiguidade, o céu sempre fascinou os povos. Hoje, as pessoas olham pouco para o alto, estão mais ligadas no computador e no relógio. Nosso objetivo é resgatar a convivência do homem com o cosmo, o que serve para levá-lo a maior contato com a natureza e sua preservação”, disse o professor Leroy, coordenador do projeto e do Gaia. Ele lembrou que, em 2009, Ano Internacional da Astronomia, o grupo fez 52 eventos na capital, atraindo cerca de 10 mil pessoas. “Aqui do nosso planeta Terra podem ser contemplados, a olho nu, Mercúrio, Vênus, também conhecido como Estrela Dalva, Marte, o planeta vermelho, Júpiter e Saturno”, contou. Ficam fora da lista e da mira humana, portanto, Urano e Netuno, vistos apenas com telescópio.

Acompanhado dos tios Nelson Lima Rodrigues, engenheiro, e Lúcia Lima Rodrigues, redatora, Artur Melo Rodrigues, de 6, entrou nas filas do telescópio e do planetário – estrutura contendo máquina que reproduz o aspecto do céu em qualquer parte do ano –, prestou atenção nas palestras sobre o sistema solar, escala do universo e constelações e, claro, aproveitou a chance. “Estou feliz, pois, de repente, as nuvens foram embora. É bom olhar para cima e fazer descobertas” disse o garoto, que, esperto, levou um cachecol para qualquer mudança brusca de temperatura no parque, então totalmente escuro para facilitar a contemplação e deixar os presentes, por quatro horas, no mundo da lua.

As colegas Júlia Andrade Bentes, de 9, acompanhada da mãe, Raquel Andrade, moradora do Sion, e Luíza Pessoa Caixeta, de 8, com a mãe, Andréa Pessoa, do Belvedere, estudantes do Instituto da Criança, na Região Centro-Sul, também prestaram muita atenção nas palavras e no espaço sideral. “Gosto de ver Marte, o Cruzeiro do Sul, a nebulosa de Órion. Estou estudando esses temas na escola”, comentou Júlia, enquanto Luíza destacou que a astronomia remete a outras áreas do conhecimento, como a mitologia grega.

3 comentários:

  1. eu acho que eu vou poder ir giovanna

    ResponderExcluir
  2. Ei, Giovana
    Não perca tempo chame toda a sua família e vai curtir as maravilhas do planetário no parque.
    Vai ser muito legal!
    Beijos,
    Ediléia

    ResponderExcluir
  3. professora que dia e que a gente vai no planetariogiovanna segalla

    ResponderExcluir