quinta-feira, 17 de maio de 2012

METAMORFOSE


Metamorfose nos animais


Metamorfose nos animais
Fases de metamorfose de uma borboleta

metamorfose  acontece em alguns animais e é um processo de transformação do seu corpo e do seu modo de vida. Os animais que sofrem metamorfose são moluscos, anfíbios, algumas espécies de peixes e insetos.
As fêmeas dos animais que sofrem metamorfose põem seus ovos em lugares que julgam seguros. Após a postura dos ovos, eles eclodirão e se transformarão em larvas.
Figura 1. Lagartas, a forma larval das borboletas. Figura 2. Larva do mosquito da dengue
Figura 1. Lagartas, a forma larval das borboletas. Figura 2. Larva do mosquito da dengue
Na fase de larva, o animal se alimentará bastante e poderá ficar nessa fase por dias, ou até mesmo meses, dependendo da espécie.
As larvas do mosquito da dengue ficam submersas na água limpa e parada, e se alimentam de matéria orgânica contida no local onde estão. Podem ficar nesse estágio de dias a semanas, dependendo da oferta de alimento e da temperatura. Para essas larvas, quanto mais quente, mais rápido será o seu desenvolvimento. Depois da fase larval, a larva do mosquito da dengue passa à fase de pupa.
No caso das borboletas, a fase de lagarta pode durar meses, ou até mesmo um ano. Nessa fase, as lagartas se alimentam das partes da planta onde elas estão. Comem durante todo o dia, e às vezes até mesmo durante a noite. Depois de alimentadas e crescidas, elas passam à fase de pupa.
Figura 2. Larvas e pupas de mosquito da dengue. Figura 2. Pupa de borboleta
Figura 2. Larvas e pupas de mosquito da dengue. Figura 2. Pupa de borboleta
Na fase de pupa, o animal fica em repouso e não se alimenta. Essa fase pode durar de dias a meses, dependendo da espécie.
É na fase de pupa que o mosquito da dengue evolui para a fase final da metamorfose, e se torna um mosquito. No mosquito da dengue essa transformação pode acontecer em dois ou três dias.
Na fase de pupa, a borboleta também pode ser chamada de crisálida. Ela fica em um casulo como se estivesse enrolada em uma folha. A borboleta pode ficar nesse estágio de dias a meses, dependendo da espécie.
O mosquito da dengue, após sair da fase de pupa, fica flutuando na água até que seu exoesqueleto endureça. O mosquito da dengue adulto pode viver de 30 a 35 dias.
Nas borboletas, após a fase de pupa, o casulo se rompe, saindo dele uma borboleta adulta, o imago. Após sair do casulo, a borboleta aguarda algumas horas até que suas asas endureçam.
Figura 1. Borboleta. Figura 2. Mosquito da dengue
Figura 1. Borboleta. Figura 2. Mosquito da dengue
 
Paula Louredo
Graduada em Biologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário