quinta-feira, 17 de maio de 2012

Palmatória



"Houve quem adivinhasse o nome daquele objecto de madeira. «Menina dos cinco olhos», Palmatória, Régua... tem vários nomes...

«A palmatória, por vezes também chamada de férula, é um artefato geralmente de madeira formado por um círculo e uma haste. Foi muito utilizada no passado nas escolas pelos professores a fim de castigar alunos indisciplinados, golpeando-a na palma da mão do aluno castigado.

 Algumas palmatórias podem conter furos no círculo, a fim de aumentar a sensação dolorosa. Os furos servem para vencer a resistência do ar e aumentar a velocidade do golpe, aumentando assim a dor e vestígio deixado na pele por cada golpe.

No Brasil, antigamente era costume nas festas de formatura os alunos presentearem seus professores com palmatórias, como sinal de submissão à autoridade.

Atualmente seu uso é considerado crime na maioria dos países ocidentais, entre eles Portugal e Brasil, bem como qualquer castigo físico inflingido a estudantes. O último país ocidental a abolir o uso da palmatória foi a Inglaterra, em 1989. Recentemente, contudo, o parlamento inglês voltou a debater a legitimidade do uso dos castigos físicos como medida educacional corretiva em crianças."



 

Conversando com meu avô ele disse que estava com saudade da palmatória!!! Acredito que não seja a palmatória propriamente dita, e sim do respeito mútuo entre pais, alunos, professores e Instituição de Ensino. Hoje o elo está se perdendo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário