quinta-feira, 17 de maio de 2012

INVERNO


Inverno


Inverno
Devemos nos agasalhar no inverno
O inverno é a estação do ano caracterizada por um período de frio intenso. Se inicia em 21 de junho e termina em 23 de setembro.
Nessa época do ano as chuvas tornam-se escassas, deixando o clima frio e seco, com baixa umidade do ar. Doenças respiratórias são comuns nesse período, principalmente nas crianças e idosos. Asma, bronquite, pneumonia, infecções de garganta e ouvido, sinusite, rinite, gripes e resfriados são as principais causas dos hospitais ficarem cheios nessa época.

Nebulização
O inverno nos países mais frios apresenta algumas características que não temos no Brasil, mas que acontecem apenas no sul do país como as geadas e nevascas.
Em outras localidades do mundo, nos países do hemisfério norte, o inverno é bem rigoroso, onde as pessoas usam roupas bem quentes, umas sobrepostas às outras, botas, luvas, gorros e cachecóis, para se protegerem do frio, mantendo-se aquecidas.
No inverno alimentação deve ser à base de produtos mais energéticos e calóricos, para suprir as necessidades de aquecimento do nosso corpo. Além disso, pratos quentes como sopas, chás e chocolates são mais agradáveis de ser consumidos.
O organismo gasta mais energia para se manter aquecido e os alimentos que ingerimos é que vão ajudá-lo a se manter quente. É comum que nessa época do ano as pessoas engordem devido a esse fator, além de ficarem mais quietas, paradas, muitas vezes longe das atividades físicas.

Neblina – característica do inverno brasileiro
Como o Brasil é um país de clima tropical, não possui estações bem definidas e o inverno aqui pode ser visto com maior facilidade na região sul do país.
Por Jussara de Barros
Pedagoga
Equipe Escola Kids

Um comentário: