segunda-feira, 23 de abril de 2012

SISTEMA SOLAR


O Universo e seus Astros



O Universo e seus Astros
O universo abriga bilhões de galáxias
O universo possui bilhões de galáxias, compostas por planetas, asteroides, estrelas, cometas, satélites naturais, poeira cósmica, entre outros corpos celestes.
Existe uma grande quantidade de estrelas no universo, com diferentes tamanhos. As estrelas são corpos que apresentam luminosidade por realizarem várias reações termonucleares em seu interior, havendo liberação de energia.
Apesar dos avanços tecnológicos e as diversas pesquisas realizadas por astrônomos e astrofísicos sobre o universo, ainda não é possível afirmar a sua dimensão, em virtude de sua grande extensão e complexidade.
Existem diversas galáxias no universo, sendo que uma delas é a Via Láctea, onde está localizado o sistema solar. O sistema solar é um conjunto de corpos que giram em torno de uma estrela principal, o Sol.
Os planetas que compõem o sistema solar são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Plutão, durante décadas, foi considerado um planeta do sistema solar, porém, em 2006, a União Astronômica Internacional(IAU) classificou esse corpo celeste como um “planeta anão”.
A Terra, terceiro planeta a partir do Sol, possui apenas um satélite natural, a Lua, localizada a cerca de 380 mil quilômetros de distância do nosso planeta.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

OPERAÇÃO DA MULTIPLICAÇÃO



Operação da Multiplicação
Multiplicação
Cada buquê é formado por 3 rosas, quantas rosas terá 4 buquês?
Temos: 
3 + 3 + 3 + 3 = 12 ou 3 x 4 = 12


Quantas patas tem 4 cachorros, sabendo que 1 cachorro possui 4 patas.
Temos:
4 + 4 + 4 + 4 = 16 ou 4 x 4 = 16

Cada aluno ganhou 4 picolés, quantos picolés ganharam 5 alunos.
]
Temos:
4 + 4 + 4 + 4 + 4 = 20 ou 4 x 5 = 20


Quando precisamos somar agrupamentos de números iguais usamos a multiplicação. 


Observe mais algumas situações:
3 + 3 = 6 ou 3 x 2 = 6



3 + 3 + 3 = 9 ou 3 x 3 = 9

6 + 6 + 6 = 18 ou 3 x 6 = 18 


 


2 + 2 + 2 + 2 + 2 = 10 ou 5 x 2 = 10


Quadro de multiplicações


 
Atividades
1 – Resolva as multiplicações, seguindo os resultados do quadro. 


5 x 1 = ____

6 x 3 = ____

7 x 10 = ____

9 x 3 = ____

2 x 9 = ____

5 x 8 = ____

1 x 9 = ____

3 x 7 = ____

4 x 5 = ____

2 – Desenhe as situações e encontre as respostas dos problemas. 

a) Uma caixa contém 10 bombons. Quantos bombons haverá em 5 caixas?
b) Em um curral há 5 vacas. Quantas patas de vacas há no curral?

Por Marcos Noé
Matemático
Equipe Escola Kids

NÚMEROS ROMANOS


 


Números Romanos – Parte 1
Conhecendo os Números Romanos
A mãe de Paulinha pediu que ela olhasse as horas no relógio novo da parede da sala.


Ao olhar as horas no relógio, Paulinha ficou surpresa e disse para sua mãe que o relógio estava errado. Então sua mãe lembrou que o relógio não apresentava os símbolos numéricos conhecidos por Paulinha. O relógio utilizava a numeração romana. 

sistema romano de numeração utiliza letras maiúsculas do alfabeto na representação dos números. Observe:


Atividades


1 – Utilizando os algarismos romanos, represente o número de elementos em cada situação.




2 – Complete seguindo o exemplo:


Números Romanos - Parte 2
Numeração Romana
Os números romanos utilizam letras na sua representação. Observe as letras utilizadas para representar os números de 1 a 100.





Os numerais romanos são utilizados para representar capítulos de livros, datas de acontecimentos históricos, séculos e nomes de reis e papas. Alguns relógios utilizam os números romanos na representação das horas. Veja como se escreve os números de 1 a 100 em numeração romana. 
1 – I
2 – II 
3 – III
4 – IV
5 – V
6 – VI 
7 – VII
8 – VIII
9 – IX
10 – X 
11 – XI 
12 – XII
13 – XIII
14 – XIV 
15 – XV 
16 – XVI
17 – XVII
18 – XVIII 
19 – XIX
20 – XX
21 – XXI
22 – XXII
23 – XXIII
24 – XXIV
25 – XXV
26 – XXVI 
27 – XXVII
28 – XXVIII
29 – XXIX
30 – XXX 
31 – XXXI
32 – XXXII
33 – XXXIII
34 – XXXIV
35 – XXXV
36 – XXXVI
37 – XXXVII
38 – XXXVIII
39 – XXXIX
40 – XL 
41 – XLI
42 – XLII
43 – XLIII
44 – XLIV
45 – XLV
46 – XLVI
47 – XLVII
48 – XLVIII
49 – XLIX
50 – L 
 51 – LI
52 – LII
53 – LIII
54 – LIV 
55 – LV
56 – LVI
57 – LVII
58 – LVIII
59 – LIX
60 – LX
61 – LXI
62 – LXII
63 – LXIII
64 – LXIV 
65 – LXV 
66 – LXVI 
67 – LXVII 
68 – LXVIII 
69 – LXIX 
70 – LXX 
71 – LXXI 
72 – LXXII 
73 – LXXIII
74 – LXXIV 
75 – LXXV
76 – LXXVI
77 – LXXVII
78 – LXXVIII
79 – LXXIX
80 – LXXX
81 – LXXXI
82 – LXXXII
83 – LXXXIII
84 – LXXXIV
85 – LXXXV
86 – LXXXVI
87 – LXXXVII
88 – LXXXVIII
89 – LXXXIX
90 – XC
91 – XCI
92 – XCII
93 – XCIII
94 – XCIV
95 – XCV 
96 – XCVI 
97 – XCVII
98 – XCVIII
99 – XCIX 
100 – C 

 

Atividade 

1 – Escreva o antecessor e o sucessor dos números a seguir utilizando os números romanos, de acordo com o exemplo.


a) X 11 XII

b) _____ 15 _____

c) _____ 31 _____

d) _____ 99 _____

e) _____ 2 _____

f) _____ 25 _____

g) _____ 43 _____

h) _____ 51 _____

i) _____ 78 _____

j) _____ 88 _____
 

Por Marcos Noé
Matemático
Equipe Escola Kids